16 de mar. de 2014

90 ANOS DE S.N.B - SOCIEDADE NUMISMÁTICA BRASILEIRA





90 ANOS DE SOCIEDADE NUMISMÁTICA BRASILEIRA

Texto: João Gualberto Abib – Membro Associado da S.N.B. desde 2005.

Por ocasião dos 90 anos da Sociedade Numismática Brasileira, encontro que se realizou em São Paulo, dias 14 e 15 de Março de 2014, e que por motivos de saúde não pude estar presente e lembrando mesmo a contragosto que nada é eterno, somente as instituições podem e devem ser eternas, mas para isto, para que haja esta perpetuação nas instituições, devemos reconhecer tudo isto aos sócios fundadores, principalmente, aqueles que no ano de 1924 fundaram a S.N.B. e para quem não sabe, estes iluminados fundadores, advindos na grande maioria da FILATELIA e bem como aos abnegados que ao longo dos anos mantiveram esta vela acessa participando ativamente da diretoria, ano após ano até que se comemorassem estes anos da fundação, desta que é maior e mais importante instituição numismática Brasileira.

Só desta forma as instituições se perpetuam, houve anos gloriosos que viveu a sociedade, pela qualidade dos sócios de então, mas nunca nos devemos esquecer que momentos cruciais e com dificuldades também passou a sociedade, com poucos sócios abnegados em alguns períodos e com muitos sócios que deram do melhor em certos períodos, o certo é que durante estes 90 anos de existência, o tempo passou e aqui chegamos para comemorar este grande feito, a perpetuação da existência de nossa sociedade.

Só para lembrar, quantas sociedades com finalidade cultural sem fins lucrativos já fizeram 90 anos no Brasil, poucas, muito poucas chegam nesta idade de forma ativa com aumento gradativo de sócios, com eventos sendo promovidos todos os anos, como o Congresso Brasileiro de Numismática que se realiza anualmente, lá pelos meses de Novembro e Dezembro de cada ano. Lembrando que o primeiro Congresso Brasileiro de Numismática se deu no dia de 24 de Março de 1936, ou seja, há mais de uma década de sua fundação, mas aqui estamos, pela força dos sócios atuais mantendo a tradição de fazer realizar a cada ano este Congresso tão importante para a Numismática Brasileira.

Também não devemos nos esquecer que a S.N.B. editou desde a sua fundação a “Revista Numismática”, iniciando a publicação nº 01 em 1933, e que hoje segue sua publicação como “Boletim da SNB”, estas publicações, desde então, constituem os verdadeiros anais de nossa Numismática Brasileira. É uma verdadeira alegria daqueles Numismatas que tem em sua coleção todos os exemplares desta riquíssima coleção publicada.

Parabenizo a todos que participaram deste encontro por ocasião dos 90 anos de existência da Sociedade Numismática Brasileira e a todos os diretores e ex-diretores que dispuseram o seu precioso tempo participando ativamente, cada qual a seu tempo, para que as coisas se realizassem na S.N.B., principalmente, aqueles que são funcionários (Secretárias, Assistentes, Porteiros, pessoal da limpeza e segurança, etc..) desta sociedade, estes sim, são os grandes colaboradores que fazem estes eventos acontecerem de fato.

Desejo assim, que esta sociedade caminhe trilhando o objetivo maior que é entrelaçar os interesses dos Numismatas associados em informação histórica e em material numismático, que estes sempre tenham acesso destes interesses nos encontros e nos leilões promovidos por esta querida sociedade.

 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário