24 de jul. de 2010

Ano 1850 Moedas Falsas de Ouro na Bahia e Piauhy


O Ministro dos Negócios da Justiça do Império do Brasil, Eusébio de Queirós Coutinho Matoso da Câmara, Rio de Janeiro, 17 de junho de 1850, comunica ao Presidente da Província do Piauhy, (em caráter reservado) que ficou inteirado das providencias que fora dado e reclamado da Presidência da Província da Bahia, para facilitar a prisão de falsificadores e introdutores de moeda de ouro, que se estabeleceram nos limites das Províncias da Bahia e Piauhy, e em resposta tem a significar que só não aprovou tais medidas, como louvou o zêlo com que se promove a perseguição de criminosos tão importantes, restando recomendar que se prossiga com as diligencias, encarregando as pessoas em bem compreender o alcance das medidas tomadas, certo de que serão aprovadas as despesas que se fizer e forem necessárias para o bom resultado destas diligencias.

Como se vê meus amigos leitores deste BLOG, também se falsificavam moedas de ouro naquela época, e a prova, está no texto ora reproduzido com atualizações.

Vou nas bibliotecas me aprofundar mais sobre este documento, pois a assinatura está com a grafia EUSÉBIO DE QUEIRÓS COITINHO MATTOSO CAMARA, e algo está errado, pois seria COUTINHO e não COITINHO, e o MATTOSO está com dois “T” e não somente com um “T”.

Vou me aprofundar melhor, sobre a grafia da assinatura deste documento.

( Obs. Resultado da pesquisa já feita, em 25/07/2010, olhe ao final do trabalho.)

Vejam com atenção o documento histórico de 1850, o qual faz parte de um acervo de seis documentos, dos anos de 1837 – 1845 – 1850 – 1851 – 1852 e o último de 1854, todos documentos oficiais, assinados por então, Ministros dos Negócios da Justiça do Império do Brasil, versam sobre o assunto de cédulas e moedas e falsidades destas, que foram divulgadas em texto e imagens, separadamente, para o conhecimento dos amantes da numismática brasileira.

O possuidor deste acervo de documentos, nos cedeu gentilmente as imagens, embora, todo o acervo esteja a venda separadamente, mas como meus parcos recursos não pode cobrir estas aquisições, já fico feliz em poder divulgar o conteúdo dos mesmos.

Preço deste documento que o possuidor autorizou vendê-lo, separadamente do conjunto, exatamente este da imagem divulgada, antes que me perguntem, é de R$ 2.500,00 Reais, e logicamente, já está incluída minha comissão.
Boa Leitura a todos.

João Gualberto Abib

abibonds@onda.com.br

Abaixo a Biografia obtida através da WIKIPEDIA, a enciclopédia Livre.


Eusébio de Queirós Coutinho Matoso da Câmara[2] (São Paulo de Luanda, 1812Rio de Janeiro, 7 de maio de 1868) foi um magistrado e político brasileiro. Foi ministro da Justiça (1848-1852) e, neste cargo, foi o autor de uma das mais importantes leis do império, a Lei Eusébio de Queirós, que reprimia o tráfico negreiro e estabelecia sua posterior.

Era filho de Eusébio de Queirós Coutinho da Silva e Catarina Matoso de Queirós Câmara. Seu pai, assim com seu avô, exerceram o cargo de ouvidor-geral da comarca de Angola.
Quando tinha apenas três anos de idade, sua família mudou-se para o Rio de Janeiro, cidade onde estava a corte do Príncipe Regente de Portugal, futuro rei D. João VI. Seu pai, depois de exercer diversos cargos de juiz, foi eleito representante de Angola às Cortes Portuguesas em 1821, mas logo aderiu ao movimento de Independência do Brasil e fez parte do primeiro corpo de ministros do Supremo Tribunal de Justiça do Brasil.
Casou-se com Maria Custódia Ribeiro de Oliveira Queirós que era filha do rico capitalista e comendador Manuel José Ribeiro de Oliveira e de Engrácia Maria da Costa Ribeiro Pereira, futura condessa da Piedade (casada, em segundas núpcias, com José Clemente Pereira).
Seu filho Eusébio de Queirós Matoso Ribeiro casou com uma filha do seu aliado político José Carneiro da Silva,[3] o primeiro barão e primeiro visconde de Araruama, líder do partido conservador do Rio de Janeiro. Seu outro filho, Manuel de Queirós Matoso Ribeiro, casou com uma filha de Manuel Carneiro da Silva, o segundo barão e visconde de Ururaí, a qual também era neta de José Carneiro da Silva, o primeiro barão e visconde de Araruama, e do duque de Caxias.[3] Sua filha Catarina Matoso da Câmara casou com o conselheiro Rodrigo Augusto da Silva, filho do aliado político José Manuel da Silva, o barão de Tietê, líder do partido conservador de São Paulo. O conselheiro Rodrigo Augusto da Silva foi autor e co-assinante da lei Áurea.
Foi bisavô de Eusébio Matoso, empreendedor da capital paulista.




QUANTO A PESQUISA DA GRAFIA DA ASSINATURA, ele assinava Eusébio de Queirós Coitinho Mattoso Camara. Errou o senado Federal e errou a Wikipédia.
Olhem os links abaixos:
· Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro - Resultado da Pesquisa de livros do Google
Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro ... - 1839 - ArtEusebio de Queirós Coitinho Mattoso Camara: — «Que so convidem os Srs. Joaquim Gonçalves Ledo, Jose Clemente Pereira e Januario da Cunha Barbosa, ...books.google.com.br/books?id=InoYAAAAYAAJ...
· Policing Rio de Janeiro: repression and resistance in a ... - Resultado da Pesquisa de livros do Google
Thomas H. Holloway - 1993 - History - 369 páginasros Eusébio de Queirós Coitinho da Silva e Eusébio de Queirós Coitinho Mattoso Camara. Rio de Janeiro, 1885. Richardson, James F. ...books.google.com.br/books?isbn=0804720568...
· [PDF]

“CERTAME DE ATLETAS VIGOROSOS”: UMA ANÁLISE DOS PROCESSOS DE ...
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Visualização rápida(2002) Eusébio de Queirós Coitinho Mattoso Câmara (Verbete). Dicionário de Educadores no Brasil. Da Colônia aos Dias Atuais. FÁVERO E BRITO (Orgs). 2ª ...www.faced.ufu.br/colubhe06/anais/arquivos/569InaraGarcia.pdf
· [PDF]

DISPOSITIVOS DISCIPLINARES NA CORTE IMPERIAL E EM MATO GROSSO: A ...
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Visualização rápidaEusébio de Queirós Coitinho Mattoso Camara. In: FÁVERO, M.L.A.; BRITO J.M. (2002). 2ª ed. Dicionário dos educadores no Brasil: da colônia aos dias atuais. ...www.faced.ufu.br/.../anais/.../478AngelicaBorges_DimasNeves.pdf - Similares
· All Resources Search Results

EUSEBIO DE QUEIROS COITINHO MATTOSO CAMARA - International Genealogical Index / AF Gender: Male Birth: 27 DEC 1812 Sao Paulo De Loanda, Luanda, Angola ...www.familysearch.org/Eng/.../ancestorsearchresults.asp?last... - Em cache

· Currículo do Sistema de Currículos Lattes (Inára de Almeida Garcia ...
Verbete de Eusébio de Queirós Coitinho Mattoso Camara. Dicionário de Educadores do Brasil da Colõnia Aos Dias Atuais, Rio De Janeiro, p. 316-325, 2002. ...sistemas3.usp.br/tycho/curriculoLattesMostrar?... - Em cache - Similares

Nenhum comentário:

Postar um comentário