24 de jul. de 2010

"CONJUNTO" DE NUMISMAS BRASILEIROS REGISTRADO EM LIVRO












Este Blogueiro, teve a satisfação de receber o texto abaixo, sobre a edição do Catálogo de Coleção, do R.L.M. edição do Autor, cuja edição já nasceu rara, com apenas 30 exemplares, cujo texto abaixo é de autoria do amigo, Claudio Schroeder de Porto Alegre - RS, comentando sobre esta valiosa e importante publicação. Lembro-me, que edição semelhante, foi publicada pelo reconhecido colecionador Dr. Guilherme Guinle em 1949 e aquela edição teve, somente, 30 exemplares, também, numerados e rubricados de 1 a 30. Mas o blogueiro confessa que possui o nº 01 daquela edição de 1949, ( Livro RARÍSSIMO), mas esta do R.L.M., deste ano de 2010, não teve a felicidade de receber, ainda, um exemplar para sua coleção. Quem sabe, com carinho, respeito, pleito, amizade e leve insistência, consiga também um exemplar? Vocês sabem, a esperança, também neste meio, é a ultima que morre.


Boa leitura aos amigos:

“CONJUNTO” DE NUMISMAS BRASILEIROS REGISTRADO EM LIVRO

Conjunto de Moedas, Barras e Medalhas – RLM. Edição do Autor, Campo Grande, 2010. Capa dura, 21x30 cm, n p (95 páginas, papel couche, completamente ilustradas a cores), tiragem de 30 exemplares numerados e rubricados pelo Autor.

Claudio Schroeder

A História do Brasil registra que desde o passado os pioneiros da conhecida Terra dos Bandeirantes foram importantes para o desenvolvimento do nosso país. Isso se confirma, atualmente sendo esse Estado o principal referencial de desenvolvimento entre os demais Estados do Brasil. Desenvolvimento esse em diversas áreas e especialmente na numismática contando com algumas das principais coleções públicas e particulares. O colecionador RLM, o atual sócio mais antigo da Sociedade Numismática Brasileira, resgata o espírito dos pioneiros colecionadores do passado - divulgar a sua grandiosa e importante coleção - com a publicação desse livro. O Autor desde 1954, com dedicação, procura e bom gosto, vem mantendo esse “conjunto” de numismas brasileiros seguindo o exemplo dos colecionadores do passado (entre outros cito: Julius Meili 1839-1907, Souza Lobo 1852-1922, Viscondessa de Cavalcanti 1852-1946, Guilherme Guinle 1882-1960, Kurt Prober 1909-2008) e atualmente Carlos Marques da Costa. Seguindo a seqüência cronológica dos períodos da história brasileira, Colônia, Reino Unido, Império e República, a publicação, por meio de ótimas fotografias, registra para as futuras gerações um belíssimo e rico “conjunto” de moedas e medalhas relacionadas com o Brasil. A obra inicia com exemplares de moedas, somente de ouro, dos diferentes períodos da história do Brasil. São ilustradas quase todas as principais peças, algumas com detalhes aumentados. Em especial cito a Peça da Coroação e a sua prova em cobre, cinco barras sendo uma acompanhada com a guia datada de 1812 e o 10.000 réis de 1922. Em vez de descrever as demais peças repito aquela frase clássica: Uma foto vale por mil palavras. A segunda parte do livro trata de medalhas relacionadas com a História do Brasil e reforça ainda mais o seu pioneirismo citado anteriormente. Seguindo a seqüência cronológica da nossa História são ilustradas as principais peças então conhecidas e algumas inéditas. Aqui repito aquela frase clássica outra vez: Uma foto vale por mil palavras. Desde 1910 esse é o principal registro a tratar, com belíssimas imagens atualizadas, as medalhas relacionadas com o Brasil. Para terminar essa nota faço uma única ressalva ao livro, uma crítica construtiva, que, com todo o respeito, já foi comentada com o autor: A tiragem dessa edição é pequena. Registro que os trinta exemplares dessa obra, que já é uma fonte de referencia importante, foram distribuídos graciosamente pelo autor para as principais entidades relacionadas com a numismática no Brasil e no Exterior. RLM repete outro ato dos antigos e pioneiros colecionadores: visando ampliar a divulgação da numismática brasileira divulga informação que vai aumentar o conhecimento das atuais e futuras gerações de colecionadores. Segue algumas imagens da publicação.


Obs. Imagens acima.




COMENTÁRIO DO BLOGUEIRO: Por respeito, ao grande colecionador e editor do livro que apresenta a sua coleção particular, amealhada, certamente, no decorrer de meio século ou mais, e como o tenho na mais alta e profunda admiração e respeito, achei por bem, em não divulgar seu nome completo, se ele, autor do livro apenas colocou suas iniciais, R.L.M., assim o será. Tive o prazer de recebê-lo por mais de uma vez em minha mesa nos encontros da SNB, Sociedade Numismática Brasileira, e ainda, que nestes encontros, ele demonstrou já ter apreciado alguns textos por mim publicados nos Boletins da Sociedade Numismática do Paraná, o que me engrandece como numismata que sou. Havido estes contatos e em nossas discussões sobre o futuro dos estudos numismáticos no Brasil, pelo fato do falecimento do venerável, Kurt Prober, vislumbrava ele, a falta de novos estudiosos sobre o asssunto no Brasil. Naquela ocasião, já enaltecia o trabalho do estudioso e amigo Cláudio Schroeder, o que concordo, em gênero, número e grau. Nesta ocasião, também, declarei a ele que tinha o Livro do Guilherme Guinle, o número 01 de 30 exemplares somente, e ele havia comentado, que talvez, tivesse o de número 30. Assim, tive o prazer de conhecê-lo.


ABRAÇOS E PARABÉNS AO AMIGO R.L.M. PELA EDIÇÃO DE SEU LIVRO, E AGRADECIMENTOS AO CLAUDIO SCHROEDER , PELO TEXTO QUE VEIO ABRILHANTAR ESTE BLOG.

E AINDA,

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS AOS QUE VISITAM E LÊEM ESTE BLOG. ( QUE FOI O 1º BLOG NUMISMÁTICO NO BRASIL).

Atenciosamente,
JOÃO GUALBERTO ABIB

Um comentário:

  1. Boa noite Amigos !

    De alguma forma seria possível ter uma cópia digitalizada deste livro ?

    Morgado.

    ResponderExcluir