2 de fev de 2015

CONSIDERAÇÕES NUMISMÁTICAS ACERCA DAS MOEDAS DE 960 RÉIS COM CARIMBO PIRATINY.

POTOSI - 8 REALES de 1797 - ( COM CARIMBO PIRATINI) - SOBERBA - Esta moeda foi da coleção de SOLANO DE BARROS que era Diretor do Museu Histórico Nacional. Obs. ACOMPANHA ENVELOPE ORIGINAL - Se vocês observarem ele não fala em moeda comemorativa, fala em MOEDA OBSIDIONAL, o que me leva a crer, diferentemente de tudo que acreditei até agora, talvez, haja mesmo, um erro histórico em acreditar que estas moedas são COMEMORATIVAS. Este envelope, PODE SER UM DIVISOR DE AGUAS de tudo que se falou destes carimbos, mostra claramente que esta moeda foi circulada FIDUCIARIAMENTE como moeda dentro da República de Piratini, que na época, se encontrava sob CERCO, e nesta situação, bateu-se o Carimbo. Talvez por isto que Solano de Barros tenha tratado esta moeda como OBSIDIONAL. 
 


 
 
 
 

Muitos Numismatas como eu, reputam que estas moedas eram apenas COMEMORATIVAS, com carimbos opostos em 1935, por ocasião da festa dos 100 anos de Piratini. Agora olhem o envelope, possivelmente este envelope seja antes de 1935, embora não tenha data cabal, o Dr. Alfredo Solano de Barros trabalhava há muitos anos no Museu antes de 1935.

A palavra OBSIDIONAL, para que todos saibam, olhando o Dicionário de Numismática de Ney Chrysostomo da Costa, edição 1969 - "OBSIDIONAL - DESIGNAÇÃO DADA PARA MOEDA DE EMERGÊNCIA, CRIADA E FABRICADA DURANTE O CÊRCO DE UMA CIDADE OU DE UMA REGIÃO. Já "Moeda Obsidional - no mesmo dicionário: " É a que é fabricada durante um assedio ou um cerco". Vejam, a República Rio Grandense, em 1835, estava sob um cerco do Império do Brasil, por isto é plausível que a emissão destes carimbos, fossem legítimos como moedas obsidionais, assim como tratou o Dr. Alfredo Solano de Barros.

Pensem num assunto. O Envelope não tem a data definindo se foi antes e ou depois de 1935 ( data dos supostos carimbos comemorativos). Mas levem em consideração se a data fosse lá por volta de 1940. O Dr. Alfredo Solano de Barros, não saberia que em 1935 ( 5 anos antes) tinham sido batidos estes carimbos comemorativos???? Claro que saberia. Portanto, como ele era muito dedicado a Numismática Brasileira, esta afirmação dele que era moeda OBSIDIONAL ( de cerco), é muito importante para a Numismática Brasileira e pode corroborar com outros estudos a serem divulgados que estas moedas são de fato moedas da República Rio Grandense AUTENTICAS e não COMEMORATIVAS.

Como este texto foi publicado em minha página do FaceBook, o amigo Dr. Luciano Alves Teixeira, naquele texto publicado fez a seguinte observação: "O Dr. Alfredo Solano de Barros sempre se pautou pela utilização da técnica, em seus estudos. Teve à sua disposição, vasto material documental, para desenvolver os seus estudos (v.g., BARROS, Alfredo Solano de. A gênese da numária brasileira: séculos XVI e XVII. In: Anais do Museu Histórico Nacional. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional. v. I. 1941. p. 89-109.) e as suas conclusões; até onde eu tenho conhecimento, nunca foram, suficientemente, refutadas, pelos demais pesquisadores, da Numária brasileira."
 
Já o meu amigo e também pesquisador, Sérgio Giraldi fez o  seguinte comentário: "Está aí para quem quiser ver, uma moeda da República, catalogada e estudada ainda nos anos 1920 e tida como totalmente verdadeira e original."

"Aparentemente nos anos 1940, com os tempos da 2ª Guerra Mundial - Getúlio Vargas e seu governo ficam temerários da um novo levante Separatista do Rio Grande (agora com o apoio do imigrante alemão e italiano) (que poderia se separar por influencias agora fascistas/nazis) isso leva a uma política de negação das bases separatistas históricas, e há uma pressão velada da política de estado sobre os numismatas e estudiosos de moedas da época, forçando muitos a "reverem" as moedas gaúchas como algo "inventadas" e "falsas", o que culminou com a ideia errada que se faz sobre a nossa moeda republicana. Ainda bem que levantei o tema, estou estudando e já consegui publicar artigo, desmistificando tudo isso que ai está. Hoje há o resgate da moeda republicana como peça de coleção e totalmente original".
 
E ainda, para ilustrar mais, o amigo Sérgio Giraldi enviou as imagens seguintes:
 


Hoje dia 31 de Janeiro de 2015, fiz uma pesquisa numismática e fiz estas novas descobertas sobre estes carimbos da República Piratiny:

Manuseando o livro de Saturnino de Pádua, com o título de " Guia do Colleccionador de Moedas Brasileiras" edição de 1928, pelos editores Santos Leitão & Cia. da cidade do Rio de Janeiro, nas páginas 137, na parte que fala da República Piratiny.
 
" Em 1835, os revolucionários no Rio Grande do Sul iniciaram o movimento que em 1836 tomou caráter separatista e o intento de estabelecer o governo republicano na Província sob a denominação de República Piratiny. TODA A MOEDA QUE CIRCULOU NOS PONTOS QUE IAM SENDO OCUPADOS PELOS SEPARATISTAS, DESDE 1836, recebia um carimbo, de concepção e fabrico uruguayo e especialmente destinadas ao pagamento dos Gaúchos da Banda Oriental que estavam a serviço da revolução, cujo carimbo era de forma ovoide e lembra as ARMAS DOS PAÍSES HISPANO AMERICANOS, além de conter em castelhano o nome do mês do início da REBELIÃO.
 
"CARIMBO EM MOEDAS DE PRATA"  ( veja que ele considera real sobre moedas de prata).
 
"Duas mãos enlaçadas mantendo pelo punho uma baioneta tendo na ponta um barrete frígio ( escrito phrygio) sobre um fundo irradiado; à esquerda, 20, à direita 7BRE e em baixo 1835, entre florões, que é a data oficial do dito movimento, que durou até 1845."
 
 
MINHAS CONSIDERAÇÕES A RESPEITO: Esta publicação é de 1928. O Centenário da República Piratiny, deu-se em 1935, ou seja, já em 1928, ( 7 anos antes) descrevia-se que existiam estes carimbos sobre moeda de PRATA, inclusive, na mesma página, existe um exemplar deste carimbo sobre um 960 Réis e sua descrição como se observa acima.

Faço estas considerações, para que os estudiosos que falam que estes carimbos SÃO FALSOS sobre 960 Réis e se não forem, sempre diziam que SÃO CARIMBOS "COMEMORATIVOS" feitos em 1935, pelo Centenário da Revolução.
 
Parece-me que está caindo por terra estas afirmações sem fundamento, com mais esta revelação agora, aliada àquela moeda que expus no início desta matéria, onde tem  envelope de Solano de Barros.
 
Tem ainda, a moeda do amigo Sérgio Giraldi, que também foi da Coleção do  Dr. ALFREDO SOLANO DE BARROS e a considerava como verdadeira, lá nos anos de 1920.  
 
Certamente, os conceitos terão que mudar, mas continuarei a busca de novas evidencias que estes carimbos são reais sobre moedas de prata e relatadas em livros de Numismática do Brasil.
 
Ocorre que muita gente neste meio é afeita a fazer afirmações sem nenhuma pesquisa histórica e os neófitos quando ouvem estes "numismatas", levam aquilo como verdadeiro sem se amparar na história já escrita e reescrita nos anais de nossa numismática brasileira.
 
Mesmo assim, em minhas pesquisas se descobrir novas evidencias, farei a devida divulgação. Peço que imprimam este relato e guardem estas informações pelo bem de nossa Numismática.
 
Boa Leitura a todos.
 
 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário