24 de out. de 2008

CRÍTICAS CONSTRUTIVAS À ATUAL DIRETORIA DA S.N.P.

Hoje, dia 24 de Outubro de 2008, dia que acontece a Reunião Especial na sede da SNB – Sociedade Numismática Brasileira, para cujo evento fui convidado e infelizmente, por motivos de saúde, não poderei estar presente.

Também dias atrás, nos dias 16, 17 e 18 de outubro aconteceu o encontro do Clube Filatélico e Numismático de Taquara, no RS, e lá também, não pude estar presente. Uma pena, pois queria rever os amigos e colocar os assuntos em dia e não pude participar daquele tão brilhante e organizado evento do Rio Grande do Sul.

Já, no encontro do Paraná, promovido pela SNP - Sociedade Numismática Paranaense, que ocorreu nos dias 26 e 27 de Setembro de 2008, estive presente, mas infelizmente o evento ficou prejudicado de público, pois nas mesmas datas, estava acontecendo o encontro fora do calendário numismático de 2008, em Blumenau – SC, e lá, pelas notícias que tivemos, estava bem melhor que o encontro do Paraná. Deveria estar mesmo, pois são inúmeros os associados e até diretores da Sociedade Numismática Paranaense, que embora tenham prestigiado com suas presenças no primeiro dia no encontro do Paraná e já no segundo dia, estiveram no encontro de Blumenau.

Houve até comerciantes que colocaram mesa de negociação no Paraná, mas logo perceberam que a falta de público atrapalharia seus resultados e no segundo e terceiro dia, estiveram com mesa em Blumenau.

Isto tudo é um sinal, um aviso, para a atual diretoria da SNP, que mudanças devem ocorrer, e ressalte-se, mudanças rápidas e radicais.

Eu mesmo, por não ter tempo, tampouco saúde, disponíveis, achei por bem solicitar meu desligamento da Diretoria da SNP, não poderia ter agido diferentemente, pois, certamente, sentiria-me constrangido, em ter cargo de Diretoria e nada fazer pela SNP. Um cargo de Diretoria não pode ser FIGURATIVO, têm que se agir de fato, dentro daquilo que o cargo passa a exigir. Isto depende o sucesso de uma organização como a SNP.

O que eu não consigo entender, é que dentro da composição dos cargos de DIRETORIA da SNP, que sinceramente, não consigo entender a razão, tampouco a explicação, se é que há alguma explicação para tal, de alguns Diretores que muitas vezes, passam meses sem aparecer, e quando aparecem nada fazem. Patente fica para mim, que só isto, já é uma resposta do atual estágio da SNP.

Quando existe sucesso absoluto em uma organização, explica-se aquela máxima, “em time que está ganhando não se mexe”, mas em time que dá sinais de enfraquecimento a cada dia que passa, já está mais do que na hora de fazer mudanças.

Estes Diretores FIGURATIVOS e que não podem fazer algo pela sociedade, deveriam ter a hombridade de fazer o que eu mesmo fiz, peçam suas demissões, abram espaços para os que querem fazer, ou por outro lado, assumam por inteiro suas funções. Só assim, o time começará a dar sinais de força e vitalidade e com isto dar a volta gloriosa que se espera da SNP de outrora, com encontros numismáticos que ficam na história e verdadeiramente com SUCESSO garantido.


Confesso que eu pedi ao Marcos Lepca, numa destas reuniões da SNP, num sábado, que demitisse todos os diretores que nada fazem pela Sociedade, mas mesmo assim, ninguém foi demitido e tudo transcorre na mais harmoniosa PAZ entre todos os diretores da SNP e seu Presidente.

A quem interessa que tudo fique como dantes no quartel de abrantes? Para que mudanças, afinal?? Os Encontros são um sucesso absoluto. Os mesmos, a cada ano que passa está crescendo com um público cada vez maior. Os comerciantes que colocam mesa de negociação, não têm do que se queixar, pois fazem vendas fantásticas, e seus lucros cobrem todos os custos de mesa, hotel e viagens. É o ilusionismo sendo operado a todo vapor.

Nada me surpreenderia, se aos poucos, daqui por diante, os atuais membros da SNP, começassem a pedir suas baixas como sócios, pois, até 60 a 70 Reais anuais, podem fazer falta para muitos se os encontros continuarem como estão.

Só para lembrar, a SNP foi fundada em 1991 e já faz 17 anos de existência. Neste período só tivemos dois Presidentes, um, o saudoso Cícero de Lima e o atual, Marcos Lepca.

Ou mudanças acontecem rapidamente ou os acontecimentos farão as mudanças, como o esvaziamento de público, de comerciantes e até de sócios junto da SNP.

3 comentários:

  1. Na história do mundo antigo e do mundo moderno sempre houveram disputas por territórios e guerras de opiniões, porém tudo motivado pela POLÍTICA, por exemplo, não há como negar que o maior imperador romano, Julius Caesar, além de ser um grande guerreiro, era um hábil político, ou seja, em toda disputa, em toda reunião, em toda sociedade, há e sempre haverá POLÍTICA.

    Onde quero chegar ? Sabemos que para que laços fraternos de amizade e de comércio, sejam duradouros e consistentes, tenha além de um persistente trabalho e persuação, mas também tenha POLÍTICA e no mundo moderno de hoje, quando não se tem políticos que sejam merecedores de seus cargos, aqueles que possam trabalhar em pról de um bem comum, o que é feito ? no limiar da democracia, naturalmente há a substituição, a melhoria e a evolução para um outro político e assim se completa o ciclo natural que deve haver na POLÍTICA, seja por livre e espontânea vontade ou livre e espontânea pressão.

    Para os formadores de opinião, há que se refletir... se é devido a espontânea vontade ou espontânea pressão...

    Faço votos de prosperidade e sucesso para a querida SNP, e que cada vez mais possamos ter mais união e sugestões para um constante desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  2. Para tirar uma dúvida e ter a minha consciência tranquila de que, de fato, não houve agressão ou ofensa a quem quer que seja, voltei a ler esta postagem. Nada ví de ofensivo ou agressivo. Quem não deve, não teme e nem treme.

    ResponderExcluir
  3. Não vejo nada de ofensivo no artigo, muito pelo contrário, foi uma crítica muito construtiva, sem agressões, a verdade foi dita. Parabéns ao Abib. A SNP precisa de pessoas como você.

    ResponderExcluir