2 de out. de 2008

O CAPITALISMO NUNCA MAIS SERÁ O MESMO




Sobre a crise financeira mundial, com as quebras de vários bancos ao redor do mundo e principalmente nos Estados Unidos da América e até, alguns da Europa, penso eu, que com esta ajuda financeira de 700 Bilhões de dólares que será injetada nos bancos americanos, que até ontem era uma esperança, e hoje está mais perto da realidade, pois, já foi aprovada pelo Senado Americano ontem à noite, e certamente, também, vai ser aprovada nos próximos dias pelo Congresso, será a maior interferência de um Governo sobre o capitalismo mundial.


O que se pensa ser uma ajuda e a eliminação dos problemas, poderá causar mais aborrecimentos do que solução propriamente dita. Afinal, os investidores aplicam seu dinheiro em EXPECTATIVAS de mercado e estas, foram QUEBRADAS.


Desde a adoção do atual capitalismo no mundo todo, um sistema complexo e que se ajustava pelo MERCADO, a cada minuto e a cada hora e que sobrevivia de quebras em quebras, e que se ajustava novamente, trazendo ordem ao caos a cada momento de crise, foi colocado em "xeque" (de xadrez mesmo), agora, pelo governo americano.


O que o mundo vai contemplar mesmo, é a quebra de solução que um MERCADO com a inerência do próprio sistema então vigente, poderia oferecer, como por exemplo, a absorção destes bancos que foram a BANCARROTA, por outros bancos com dinheiro em caixa e investidores ao redor do mundo, que estavam de plantão e à espera de oportunidades para farejar e abocanhar bons negócios e que já haviam começado a fazer novos investimentos com estas novas oportunidades que surgiam, e assim SOLUCIONARIAM-SE os problemas. Como exemplo, cito o investimento de um grande investidor americano, no auge da crise na semana passada, no valor de 5 Bilhoes de dólares em um banco americano que acabou sofrendo com uma quebra.


Não podemos esquecer que mesmo com perdas ou ganhos, o ajuste sempre ocorria e o próprio mercado absorvia o resultado negativo ou positivo, que diluído entre vários investidores, sempre passávamos por estas turbulências.




Era o CAPITALISMO agindo de forma natural, onde as oportunidades de novos investimentos surgiam a cada momento e a mobilização financeira mundial já de plantão, diagnosticava aonde poderia injetar recursos, e o sistema se ajustava por si só. Ou melhor, o próprio MERCADO se encarregava de se ajustar.


Isto era ( sim era, falo no passado) o puro capitalismo que vivíamos, quando alguns setores da economia quebravam e não falo somente de BANCOS, mas de INDÚSTRIAS e empresas de COMÉRCIO em geral, quando estes segmentos quebravam, abriam-se novas possibilidades para novos investidores ao redor do mundo.


Tudo isto será quebrado com esta injeção de recursos no SISTEMA FINANCEIRO MUNDIAL, onde com o tamanho de injeção de recursos, premia-se àquele investidor que corria o RISCO, mas também em caso de perdas, abria-se novas oportunidades a outros investidores e assim sucessivamente. Afinal, perder ou ganhar, era inerente aos riscos que se corria no atual (agora passado) estágio do capitalismo vigente.


Esta é minha opinião como um LEIGO, pois afinal, não possuo nenhum conhecimento aprofundado sobre o capitalismo e sobre as economias mundiais, mas sempre fui muito intuitivo, e assim, sempre pude optar em qual caminho seguir.


Se como leigo, tenho esta opinião NEGATIVA sobre esta injeção de recursos na economia mundial, arrisco até em afirmar pelo pouco que conheço, que em nada vai interferir esta montanha de dinheiro para a crise internacional que se instalou, pois pelas observações, esta crise que estamos ainda COMEÇANDO, sim é o INÍCIO da crise, pois, como o mercado busca investir em expectativas, e estas, foram quebradas com esta injeção de recursos, o que o mercado consertaria por si só, deixa de ser uma oportunidade de negócios e passam a ser, estes bancos socorridos, apenas observados, sem interferência e aposta do mercado.


Com apenas esta observação pelo mercado, daqui por diante, estes bancos socorridos, serão olhados com uma certa reserva pelos investidores, como ainda, doentes terminais, e com esta ajuda governamental, apenas um rémedio, mas sem uma solução definitiva e alijada do mercado, estes bancos socorridos, ficarão com uma patente desconfiança pelos investidores e sucumbirão mais dias ou menos dias.


O mercado capitalista mundial nunca mais será o mesmo, pois o que se vai ver e é muito natural, pelo quadro que se apresenta, é que os investidores busquem novas aplicações para seus recursos e em novos mercados, e acabarão desta forma, fugindo do mercado financeiro.


Oferta de dinheiro como vimos até agora no Brasil, com financiamentos a longo prazo para compra de veículos, de até 72 meses, certamente, reduzirar-se-ão para patamares mais plausíveis, talvez de 24 meses e pela escassez de crédito que ocorrerá, com novos critérios para os tomadores e juros mais elevados.


Aposto na elevação dos preços dos metais, (ouro, prata, cobre, ferro e etc,) pois estas aplicações como não houve interferência, ainda, do governo americano, tornar-se-ão um jogo salutar, afinal, nós seres humanos, sempre procuramos o risco, afinal risco e grandes lucros sempre andam juntos, e os metais ainda oferecem este jogo e com uma grande oportunidade de lucros, nesta hora de crise. Aposto também, nas altas dos imóveis em geral, e consequentemente, nos aluguéis.


A inflação será inevitável ao redor do mundo, afinal, injeção de capital ( falo dos 700 Bilhões de dólares) não deixa de ser uma emissão de dinheiro e estas, como todos sabem, sempre causam inflação, mas certamente, na casa dos dois dígitos anuais em vários Países.


Desemprego em consequência do fechamento de vários negócios ao redor do mundo, ocorrerá com certeza, mas nada que um ajuste natural de mercado não absorva em várias outras atividades criadas, esta leva de mão de obra disponível.


As bolsas, mesmo com esta injeção monstruosa de recursos continuarão caindo, contra toda a lógica, pois afinal, as expectativas foram quebradas, e estas, eram a grande vertente da sustentação dos investimentos.


Assim, caminhará a humanidade, e encontrará novas formas de sobrevivência, mas que o CAPITALISMO NUNCA MAIS SERÁ O MESMO, isto com certeza não SERÁ.



Texto de Autoria de João Gualberto Abib - Originariamente postado neste BLOG.