9 de out. de 2008

FRAGMENTOS DE UM DIÁRIO DE ALFÂNDEGA DE 1835 a 1837 - INTRODUÇÃO

Foi primeiramente uma grande emoção e prazer adquirir há mais de um ano, de um comerciante de antiguidades da cidade de Pelotas, um diário de alfândega, no caso do porto da cidade de Rio Grande, na então Província de São Pedro do Rio Grande do Sul. Compreende-se o período de registro deste diário do dia 21 de junho de 1835 a 29 de dezembro de 1837, num total de 145 páginas, registradas por funcionários graduados da Alfândega de Rio Grande e de S. José do Norte na então Província de São Pedro do Rio Grande do Sul.

Nestas 145 folhas de registro, coincide com o tempo conturbado que viveu a Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, pelo movimento dos rebeldes, capitaneada pelo então Coronel Bento Gonçalves da Silva, que servindo ao Império Brasileiro, resolve se rebelar e organiza um movimento armado e político para a independência da Província e a fundação da República Rio-grandense. Sonho que durou de 1836 a 1845.

Mas afinal, o que interessa para a Numismática Brasileira estes fatos registrados? Pois bem, nestas 145 páginas registradas naquele período, é riquíssima em registros sobre moedas FALSAS de COBRE, sobre o recebimento das cédulas do troco do cobre e sua posterior devolução ao Rio de Janeiro. Razão pela qual, pouquíssimas cédulas desta Província se tem notícia na mãos de colecionadores e estes registros dão resposta satisfatória para a CIÊNCIA Numismática e quando publicado entrará para os Anais da Numismática.

Existe ainda registro de entrada de patacões por aquela Província, dando nome dos Navios e suas origens. Registra inclusive o dia, o nome do Navio e nome do Comandante que por determinação do Império, levou de volta as cédulas do troco do Cobre de volta ao Rio de Janeiro, e as razões que levaram a esta determinação.

Todas estas DESCOBERTAS, através desta documentação histórica, será publicada aos poucos no Boletim da Sociedade Numismática Paranaense, de forma simples e direta, mostrando imagens dos fragmentos e sua digamos assim, tradução, para um melhor entendimento destes fatos registrados.

Neste período também, está registrada a primeira máquina a vapor que entrou na Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, dando dia e a origem de qual País foi importada e outros detalhes mais.

Este trabalho que será divulgado aos poucos, é um exemplo da importância da PESQUISA sobre novos fatos da Numismática Brasileira. Deve sempre ser incentivada e fomentada, pois pode corrigir ao longo dos tempos, distorções históricas, com novos registros sobre estas novas descobertas.

É este tipo de pesquisa que pretendo obter através de premiação pelas sociedades Numismáticas, aos estudantes de último ano de Direito, História e Economia junto as Universidades do Paraná. (vide matéria sobre Numismática neste mesmo Boletim). ( Boletim 33 Dezembro/2007 da SNP).

Por isso conto com a participação direta de todos os associados da SNP, para que consigamos completar o fundo de doações de que precisamos todos os anos, para a premiação de novas pesquisas em Numismática.

Já no próximo boletim, publicaremos a primeira parte das descobertas, dos FRAGMENTOS DE UM DIÁRIO DE ALFÃNDEGA de 1835/1837.

Obs.: Texto originariamente publicado no Boletim de n° 33 da SNP - Sociedade Numismática Paranaense em Dezembro de 2007, folhas 11 e 12.

Nenhum comentário:

Postar um comentário