2 de fev. de 2015

MOEDA DE PRATA 960 RÉIS E A ABERTURA DOS PORTOS BRASILEIROS EM 1808.

Muitos me perguntam. Qual o motivo de colecionar somente 960 Réis? - Eu respondo: - De todas as moedas do Brasil, o 960 Réis é a moeda mais importante por alguns detalhes, pode ser colecionada por RECUNHOS, por VARIANTES, TIPOS e DATAS.

É uma moeda que se compara a uma OBRA DE ARTE, não existe nenhuma igual a outra. Sempre vai ter um detalhe de recunho e ou variante que a deixa patente como PEÇA ÚNICA.

Também, por ser a de maior valor de emissão, como moeda de prata, nos períodos históricos do Brasil, na COLÔNIA, REINO UNIDO e IMPERIO. Começou em 1808 ( com o Carimbo de Minas) e foi até 1834.

Foi criada no Brasil por ocasião da vinda de D. João VI, que veio com toda sua corte de Portugal, fugindo de Napoleão Bonaparte.

Todos os grandes colecionadores de 960 Réis são fascinados por colecionador os Patacões, por serem peças únicas e talvez, pela história que estas moedas representam na ABERTURA DOS PORTOS para o comércio do País, a partir do ano de 1808.

Dizem alguns historiadores que o Brasil só foi descoberto, de fato, no ano de 1808, antes disso, passou 308 anos com os PORTOS FECHADOS, deixando o Brasil sem nenhum crescimento e sem abertura comercial com os demais Países.

Somente após a vinda de D. João VI ao Brasil e com a ABERTURA DOS PORTOS, que o BRASIL passou a se desenvolver como uma verdadeira Nação. Talvez esta seja a razão pela qual, mesmo inconscientemente, os grandes colecionadores dão a merecida importância aos 960 Réis do Brasil e sejam tão fascinados, como eu, nas coleções destas peças.

Boa Leitura a Todos.

Um comentário: