11 de ago. de 2008

A FRAGILIDADE NO EXAME DAS MOEDAS EM LEILÃO, PELAS SOCIEDADES NUMISMÁTICAS

Recebi hoje, a listagem das peças que vão à leilão na Reunião Especial de 21 a 23 de Agosto de 2008, no Grand Hotel Ca'doro em São Paulo. Encontro numismático promovido pela SNB Sociedade Numismática Brasileira.
Se você meu amigo, ler as últimas duas matérias postadas neste BLOG, sobre as falsas moedas da China, vai entender minha preocupação.
Não me surpreenderia que daqui por diante, pela fragilidade operada praticamente por todas as Sociedades Numismáticas, no recebimento e na análise relâmpago das peças que são oferecidas à venda, possamos comprar peças falsas como verdadeiras.
Já na classificação das peças, não há somente um comprador que já não tivesse a surpresa de adquirir uma peça como SOBERBA e ela seria MBC. Se uma simples classificação de conservação passa batida, imagine uma apuração mais detalhada sobre falsificação de moeda.
Na atual conjuntura, as Sociedades Numismáticas ( todas sem exceção) deveriam já estar criando ou ao menos fazer valer as Diretorias Técnicas, no exame apurado das moedas que são oferecidas à venda, citando o peso, o diâmetro e porque não, as origens das moedas, como por exemplo, de qual coleção pertenceu.
Este meu apelo, é o mínimo que se poderia esperar das Sociedades Numismáticas, daqui por diante, pois o derrame de moedas falsas oferecidas no mercado de colecionáveis, já passou dos limites mínimos aceitáveis.
Por isso, não me surpreenderia, se algum colecionador vir a comprar moedas em leilões promovidos pelas Sociedades Numismáticas e alguma, passar batida, pelo avaliador e ou examinador do leilão e o comprador ser contemplado com moeda falsa.
Não preciso dizer que este meu alerta, poderá até vir um DESAGRAVO, por parte de alguma Sociedade Numismática, que poderá se sentir prejudicada devido a esta abordagem publicada em meu BLOG. Mas, seria meu desejo, ver as SOCIEDADES NUMISMÁTICAS, reconhecerem as fragilidades existentes e criarem um sistema de apuração e exame das moedas que oferecem à venda, só assim, teremos tranquilidade e confiança em comprar moedas RARAS sem surpresa de estar comprando GATO por LEBRE.
Texto de autoria de Joao Gualberto Abib

4 comentários:

  1. Olá Abib e outros leitores,

    A minha visão sobre este assunto é diferente e lhe explico por quê: No caso das Sociedades Numismáticas é bem mais difícil de se comprar peças falsas do que no mercado livre por exemplo ou de vendedores particulares novatos, inexperientes ou até desonestos, e se for um comprador novato com uma pechincha então...o final quase sempre é infeliz. Não podemos esquecer que à frente das Sociedades Numismáticas estão pessoas experientes e mesmo escapando por uma primeira análise, a própria análise dos associados (alguns também com larga experiência) nos dias que antecedem os leilões podem servir também para descobrir-se alguma moeda falsa à venda e quando isso acontece elas são imediatamente retiradas. Normalmente as moedas mais raras ou de alto valor são vistas por vários associados antes de uma venda e portanto, a chance de se vender uma moeda falsa, não descrita como tal, principalmente moeda Brasileira em uma Sociedade Numismática, a meu ver é praticamente nula.

    Um abraço,
    Marcos Aurélio Lepca
    Sociedade Numismática Paranaense
    Presidente.

    ResponderExcluir
  2. Moedas falsas e falsificadas, têm, sempre tiveram e sempre terão. Hoje bate-se no episódio China. Bem eles fraudaram até a abertura das Olimpíadas! Lá, fraude, cópias, falsificações não pagamento de direitos autorais é normal. Noutros tempos tivemos também falsificações e até "oficiais". As libras frias, os reestrikes, a composição de moedas existentes sobrepondo estadistas, etc. Isso na raia grande. Na raia miúda, alterações e implantação de datas, de carimbos, de outros caracteres, etc. E as românticas? A botija do Recife, as do galeão espanhol (a cada semana aparece um. E as da própria Casa da Moeda? Como as menciona Prober...
    Não tem erro., quem não é do ramo; leva ou passa ferro. Quem é neófito (termo do Prober), vai pagar pedágio. Quem é bisonho (mais Prober)- pensa que tá, mas não tá. Acaba tando...

    ResponderExcluir
  3. Amigos, infelizmente desonestidade e malandragem tem em todas as áreas, desde um simples mecânico a técnico de informatica.

    Eu sou iniciante na área de numismática, e adquiri recentemente a minha coleção. Como não conhecia ninguem da área resolvi procurar no google, orkut, pessoas que poderiam me ajudar e me orientar como iniciar, os cuidados que tenho que ter e principalmente avaliação dos meus items.

    Coloquei digitalmene minhas cédulas na internet para apresentar a comunidade numismata, pois eu também percebi que muitas pessoas acham que suas cédulas são raras, mas pela falta de conhecimento não percebem que são comuns (mesmo sendo antigas), acabam criando toda aquela expectativa em foruns, etc.

    ENFIM... apareceu diversas pessoas, pessoas boas como nosso amigo ABIB que ofereceu sua ajuda para avaliar minha peças, mas tambem apareceu diversos oportunistas. Pessoas que discaradamente queriam tirar proveito da minha falta de conhecimento para adquirir minhas peças a preços de banana. Um iniciante desatento pode acabar tomando um enorme prejuízo. Principalmente aqueles que não iniciaram uma coleção desde o ínicio mas sim ganharam sua coleçãom geralmente de herança de familia.

    Abib, acredito que seria um ótimo assunto para seu blog, sobre os cuidados que iniciantes devem tomar em relação a suas coleções.

    Conte com minha ajuda, posso contar minha jornada. Rs

    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  4. Não sou numismata, nem mesmo tenho algum conhecimento a respeito a não ser vagas informações. Mas gosto muito do assunto e achar este blog fi bem legal! Parabéns!
    Sds, Luiz Felipe Bruno Lobo.

    ResponderExcluir