28 de ago. de 2008

A IMPORTÂNCIA DOS ENCONTROS NUMISMÁTICOS

AMIGOS DA COMUNIDADE NUMISMÁTICA:

Estive em S. Paulo, a convite da SNB - Sociedade Numismática Brasileira, entre os dias 21 a 23 de Agosto, evento que se realizou no Hotel Grand C'adoro, localizado no início da Rua Augusta em S. Paulo.
Como sempre, nestes encontros nacionais é o momento ideal de troca de idéias com outros colecionadores e de suma importância para o aprimoramento do Numismata profissional.

Como, nestes encontros estão sempre presentes as grandes estrelas da Numismática Brasileira, com mesa de negociação, nós que somos iniciantes no ramo, temos a possibilidade do comércio daquelas peças que não conseguimos vender no mercado virtual, e lá nestas ocasiões, quando uma raridade está em suas mãos, sempre aparece um candidato para a compra.

O inverso também ocorre, àquela peça que você sempre procurou no mercado virtual ( leilões do mercado livre e lojas numismáticas virtuais) e já esta cansado de procurar e nunca acha, nestes encontros, sem muitas surpresas, sempre tem alguém que possui a raridade desejada.

Em S. Paulo, também, por ser a capital Numismática Brasileira, (onde concentra-se o maior número de comerciantes da área), o conterrâneo e sempre saudoso Cícero de Lima, sempre falava: "São Paulo é a Méca", e se lá não encontrar a peça que procura, somente com muita sorte encontrará em outros eventos numismáticos, pois nestes encontros de S. Paulo vêm colecionadores de toda parte do Brasil e do Mundo.

Por isso, que nestes encontros promovidos por várias sociedades e associações numismáticas pelo Brasil afora, é definida uma vez ao ano, na famosa reunião de PRESIDENTES, que acontece sempre quando do principal evento brasileiro, o Congresso Latino-Americano de Numismática. Assim, é divulgado oficialmente o CALENDÁRIO NUMISMÁTICO dos eventos para o ano seguinte.
Temos ainda, por se realizar os seguintes encontros OFICIAIS até o final do ano de 2008. A saber:
a) 12 a 13 de Setembro - Encontro de Multicolecionismo do Ceará - em Fortaleza;
b) 26 a 27 de Setembro - Encontro Nacional da SNP Sociedade Numismática Paranaense;
c) 17 a 19 de Outubro - Encontro Nacional de Taquara - RS promovido pela CFNT;
d) 25 de Outubro - Reunião Social Dedicada - da S.N.B.
e) 04 a 07 de Dezembro - VI Congresso Latino Americano de Numismática pela S.N.B.

Há ainda, outros encontros promovidos por outras sociedades numismáticas, com datas determinadas fora da reunião de presidentes, e que acabam mais atrapalhando do que ajudando, pois certamente, e infelizmente, acabam marcando datas coincidentes com outras datas já definidas pelo Calendário Oficial. Uma verdadeira bagunça.

Como exemplo, cito o encontro numismático de BLUMENAU em Santa Catarina que vai ocorrer em data coincidente com o encontro do Paraná, agora em setembro. Eu mesmo, gostaria de ir ao encontro de BLUMENAU, mas, não poderia deixar de prestigiar o encontro oficial do meu estado.
Como resultado, ambos os encontros, ficam comprometidos de público frequentador.

Não que não se deva fazer eventos fora do Calendário, mas desde que se observe a data oficial dos outros eventos. Como exemplo, cito o evento que vai se realizar nos dias 07 a 09 de novembro deste ano, em Brasília, promovido pelos amigos de lá, o Cléber Coimbra e o Luiz Gonzaga Teixeira Borba. Sucesso a ambos, e com certeza os outros eventos de Brasília já estarão definidos para o próximo ano no Calendário Oficial.

Aconselho a todas as sociedades, associações e ou clubes numismáticos, sediadas em território nacional, que participem da reunião de presidentes, que acontece sempre no CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE NUMISMÁTICA, para definirem o calendário de uma forma OFICIAL, evitando assim, esta confusão de acontecer dois eventos na mesma data em lugares distintos.
Mas, voltando ao encontro ocorrido em S. Paulo entre 21 a 23 de agosto, lá, estive com mesa de negociação compartilhada com o conterrâneo Adriano Guimarães. Pois, fui ao encontro de S. Paulo meio que no improviso, sem confirmar presença e sem reservar mesa, mas lá chegando, encontrei o amigo Adriano e já fui perguntando se ele me cederia a metade da mesa e pela sua concordância, tudo transcorreu com mais tranquilidade.

Ir aos encontros numismáticos, é acima de tudo, um INVESTIMENTO, mas como todo investimento, há necessariamente de se ter RETORNO, pelo menos para mim, que sou numismata profissional e tenho pretensão de ter rendimentos oriundos desta atividade. Em cada encontro, conta muito a logística do transporte das peças que se leva, da distância kilométrica do evento, da decisão do tipo de transporte, se vai de avião ou de carro, do excesso de bagagem que sempre se paga às companhias aéreas e ao custo do hotel e ao número de dias que se ficará no evento.

Por isto, desta vez, acabei indo de carro, convidei o meu amigo Roberto Keller para ir junto, pois além dele ter familiares naquela cidade, não gastaria nada de hotel e o que é melhor, ele conhece S.Paulo como a palma da mão. Foi me guiando até o Hotel C'adoro. O Roberto é meu amigo pessoal e de minha grande estima, já foi meu funcionário quando iniciei na numismática, mas infelizmente, pelos parcos lucros na atividade, resolvi dispensá-lo, agora, ele além de ser meu amigo, também é entusiata da numismática e, eventualmente, contribui ainda com pesquisas numismáticas em geral. Pessoa que só tenho a agradecer.

Mas, o melhor deste encontro de S. Paulo, foi rever o amigo Cristiano Bierrembach, que veio ao Brasil pela Heritage de Dallas, onde trouxe grande quantidade de peças de ouro e prata. Até arrisquei comprar algumas peças. Pessoa de grande importância para a Numismática Brasileira, foi Diretor Técnico da SNB e entra para a História Numismática, como o primeiro brasileiro a assumir um cargo de direção numa empresa de leilões internacionais. Uma raridade neste mundo profissional de numismática. Parabéns pela sua magnífica carreira e esperamos que sempre venha aos encontros brasileiros.

Lá, neste encontro, também revi os amigos Cláudio Amato e o Irlei Soares das Neves, editores dos Catálogos, tanto de Cédulas do Brasil, como o de Moedas do Brasil. A edição do Catálogo de Cédulas foi atualizada em 2007, e o de Moedas do Brasil a última edição foi em 2004, mas agora, pela iniciativa deles, será feita a edição atualizada de 2008, cuja decisão foi divulgada a todos em forma de convite aos numismatas para fazerem seus anúncios neste novo Livro das Moedas do Brasil (catálogo). Com certeza, farei anúncio e não preciso dizer que o mercado como um todo já esperava esta iniciativa. Com o falecimento do Arnaldo Russo, predecessor do catálogo, que fazia todos a usarem a expressão AR nº ____ por vários anos, agora se firma o AI nº_____ ( AI é a referencia do Catálogo de Amato e Irlei) eu mesmo passei a usar a expressão AI____ desde o ano de 2005 nos meus anúncios do Mercado Livre e também nos envelopes das moedas que comercializo. Parabéns a ambos pela salutar iniciativa da renovação deste catálogo, que é imprescindível seu uso por todos os colecionadores de moedas brasileiras.

Não poderia de deixar de registrar o encontro com o veterano numismata Dr. Roberto Vilella Lemos Monteiro, de S. Paulo, o qual é leitor e entusiasta dos textos numismáticos publicados pela SNP - Sociedade Numismática Paranaense, o qual é associado também, cujo Boletim, sempre colaboro com artigos e desta forma, nos conhecemos. Entreguei-lhe a cópia do catálogo do Leilão das peças de Júlio Meili, ocorrida em 1939 e como este assunto é matéria já publicada neste BLOG, (veja Leilão das peças de Julius Meili em 1939) cujo texto desafia a elucidação de alguns aspectos. O Dr. Roberto Vilella pegou o assunto como um desafio, o de dar-me uma resposta. Para minha surpresa, recebi sua ligação em meu escritório em Curitiba e falamos sobre o assunto. A dedicação deste colecionador veterano, trouxe para mim e para a plebe da Numismática, respostas sobre tudo o que pairou sobre a coleção Julius Meili e vou publicar logo, logo, sobre isto neste BLOG. Isto é um exemplo de cidadania numismática, ou melhor, do comprometimento das coisas numismáticas. Ao amigo Dr. Roberto Vilella, meus sinceros agradecimentos.

Bem, vou parando por aqui, dei um pouco de informações sobre o evento realizado em S. Paulo. Parabéns a todos que participaram deste evento, inclusive o leilão (venda sob ofertas) promovido pela SNB Sociedade Numismática Brasileira, com várias peças raras, cuja venda deu-se com muito sucesso, objeto da capa do catálogo de Leilão, publicada no início deste texto, neste BLOG.

texto de : Joao Gualberto Abib.

Um comentário:

  1. Deve ser mesmo muito interessante participar de um evento numismático desse porte. Fiquei muito interessado no evento do Paraná, apesar de Maringá não ser muito perto, acredito que seria um grande aprendizado participar desse evento. Grande abraço.

    ResponderExcluir