13 de out. de 2008

LIVRO DAS MOEDAS DO BRASIL 12ª EDIÇÃO 2008

Aos Caros Amigos, Claudio Amato e Irlei Soares das Neves:

Na sexta feira passada, dia 10 de Outubro de 2008, confirmei meu interesse em fazer um anúncio na 12ª Edição do Livro das Moedas do Brasil, que se espera sair sua publicação, ainda, antes do término deste ano. Um acontecimento de suma importância, esta renovação de catálogos, e já estava na hora, pois a 11ª Edição foi no ano de 2004.

Quero dizer da simbologia para mim, como numismata profissional, que atua na compra e venda de moedas, cédulas, medalhas, e outras curiosidades numismáticas, de quão importante é estar presente neste mercado e, principalmente, com anúncio neste tão conceituado catálogo, assim como, com anúncio já publicado no catálogo das Cédulas do Brasil, editado pelos mesmos amigos, em edição de 2007.

O amigo Cláudio Amato, em 02 de Setembro de 2008, honrou-me com sua visita no meu BLOG, http://www.abibonds.blogspot.com/ , na matéria sobre a IMPORTÂNCIA DOS ENCONTROS NUMISMÁTICOS, postada neste BLOG, no dia 28 de agosto de 2008, e desta forma, passou-me um e-mail dizendo: “ Abib V. acabou de dar em primeira mão, a notícia do lançamento da 12ª Edição. Gostaria que V. e seus amigos nos enviassem sugestões para o aperfeiçoamento do Catálogo, pois apesar de sermos os autores, o Livro pertence aos colecionadores brasileiros. Abraços, Claudio Amato”.

Primeiramente, fiquei pensando muito sobre sua missiva, e logicamente, que para mim foi uma honra ficar sabendo de Cláudio Amato, um dos editores, que fui eu que dei a notícia, “em primeira mão”, mesmo que em BLOG, sobre a edição do Catálogo de 2008. Mas, ao mesmo tempo, minha responsabilidade ficou ainda maior, pois ele na missiva, pedia sugestões para o aperfeiçoamento da tão esperada edição.

Nada fiz a respeito, embora, fiquei muito pensativo sobre o que eu poderia ou deveria fazer, sugestionando ou não, alguma coisa. Mas, ao mesmo tempo ponderei sobre o que é na verdade o Livro das Moedas do Brasil, na atualidade.

Bem, um livro para mim, é como uma obra de arte, somente o artista deve fazê-lo, e aos críticos de arte, cabem analisar e opinar a grandiosidade ou não da obra. Desta forma, achei por bem em respeito a este meu entendimento, não fazer nenhum sugestionamento sobre o aperfeiçoamento desta grandiosa e importante edição.

Mas lembrando sobre a importância que teve e sempre terá em minha vida, como numismata que sou, ao adquirir como primeira obra, o LIVRO DAS MOEDAS DO BRASIL, e acreditando, que tanto para mim, como para muitos outros numismatas, esta importância deu-se da mesma forma, e marcou nossas vidas. Sendo a primeira obra numismática adquirida, foi assim, a porta de entrada para o conhecimento, foi ainda, pelas pequenas, digo, pois são tão pequenas as distorções existentes nesta obra, e elas, sem dúvida alguma, aguçaram-me ainda mais a sede de conhecimento, para me tornar um colecionador e leitor assíduo de variadas obras numismáticas, e assim, hoje, ter o conhecimento que tenho, sobre nossa numismática brasileira.

Tudo isto, posso afirmar, que devo ao Livro das Moedas do Brasil, pois, introduziu-me neste mundo fantástico, que é a numismática. Esta obra, sempre será lembrada, como àquela que me franqueou a abertura para as demais obras existentes sobre numismática no Brasil, a que deu o pontapé inicial para o aprofundamento do conhecimento sobre numismática, esta seara de informações, que a cada dia mais, fascina a todos os estudiosos do assunto, e que hoje tenho a honra de poder participar.

Por isso tudo, meus amigos, Cláudio Amato e Irlei Soares da Neves, esta obra só deve sofrer alguma alteração, se os artistas o assim quiserem, a importância dela em nossas vidas já é patente, e em nada que se mude agora, perderá a importância que já tem e sempre terá no mundo numismático brasileiro.

Desta forma, só poderia eu, agradecer por participar como anunciante neste catálogo, LIVRO DAS MOEDAS DO BRASIL – 12ª Edição e concordar com o Cláudio Amato, “este livro já pertence aos colecionadores brasileiros” e eu complementaria, ainda, “aos também, amantes da numismática brasileira”.

Saudações e sucessos aos Caros Amigos editores, Cláudio e Irlei.

2 comentários:

  1. Caro Abibonds, eu sou apenas um iniciante em numismática, apreciador de moedas. Na busca de uma bibliografia tive a felicidade de encontrar o "Livro das Moedas do Brasil - 12ª Edição. Pretendo conhecer tecnicamente as moedas.
    Gostaria que você visitasse meu blog e colocasse um comentário, como especialista em numismática, sobre minha singela coleção.
    www.sergiobatista67.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Abibond, desculpe-me. Alterei meu blog para: www.sergiobatista-moedas.blogspot.com

    ResponderExcluir