28 de jul. de 2008

KURT PROBER - CIENTISTA NUMISMÁTICO

Prezados Amigos do meio Numismático:

É com pesar, que recebo tardiamente a notícia sobre o falecimento de Kurt Prober.
Vejo que o Claudio Schroeder, de Porto Alegre, enviou a notícia para o Cléber de Brasília e o Cléber repassou o e-mail para o Antonio Tomaz de Curitiba e assim foi enviada do Tomaz para o meu e-mail.
Lamentável mesmo em saber que o destemido, e sempre corajoso Kurt Prober, tenha falecido dia 23 de março de 2008, aos 99 anos de idade que se completou dia 12 de março, ele morava na Ilha de Paquetá no Rio de Janeiro e lá vivia recluso, já algum tempo, longe dos acontecimentos numismáticos que ocorreram nestes últimos anos. Sua própria trajetória e sua vida, mais do que longa, talvez se expliquem por si só, esta sua escolha em viver seus últimos anos nesta linda e maravilhosa Ilha, afinal, mais do que merecido este seu descanso na esplendorosa Paquetá.
É muito natural que quando as pessoas morram, ainda mais ele, de alto grau maçônico e já com seu nome mais do que inserido na Numismática Brasileira, como poucos, entram para a história de forma definitiva.
Foi um grande estudioso sobre as moedas de nosso País e especialmente sobre as moedas de cobre, e na Numismática Brasileira, não há do que se relatar sobre os principais acontecimentos Numismáticos ocorridos nos últimos 70 anos, que este grande personagem não tenha participado ativamente.
Foi protagonista de alguns acontecimentos históricos, como comerciante, como pesquisador e sempre destemido e corajoso, aliás, esta é a sua maior marca, enfrentou poderosos, contrariou interesses, publicou denúncias, fez inimizades no meio, lançou intrigas, envolveu pessoas, mas acima de tudo, sempre em benefício da Numismática Brasileira. Todos temos muito a agradecer a este grande personagem.
Mas lembro aos que não sabem, que ele sempre se dedicou às moedas e jamais, em tempo algum, perdeu tempo com cédulas, e arrisco até em lhe cunhar o grau de CIENTISTA NUMISMÁTICO de maior relevância que o Brasil já teve nestes últimos 70 anos.
As Sociedades Numismáticas, bem como os estudiosos desta, deveriam se debruçar em analisar o legado que este verdadeiro Cientista deixou para nós, em forma de seus catálogos, suas publicações, suas denúncias, e até sobre suas intrigas largamente publicadas.
Entender este legado, traduzir estes ensinamentos e, principalmente, ver o alcance de tudo isto na atualidade, perfeitamente, podemos entender o quão grande foi este personagem na Numismática Brasileira.
Até em sua morte, ele nos trás um ensinamento, morreu dia 23 de março de 2008 e só hoje, dia 24 de Julho, ou seja 4 meses depois, eu que me considero um numismata ativo, só agora, tomo conhecimento de sua morte. Temo lamentar em não estar atento as verdadeiras coisas, e reconhecer minha falha, depois de 4 meses, tomo conhecimento da morte deste grande e agora, pelo menos para mim, maior cientista Numismático que o Brasil já teve.
Vá com Deus meu amigo, sua parte já foi feita, cabe agora aos bem aventurados, em reconhecer sua obra, entendê-la em sua plenitude, e dar continuidade a mesma.

João Gualberto Abib de Curitiba – Paraná
Membro da Sociedade Numismática Brasileira e Membro da Sociedade Numismática Paranaense.

4 comentários:

  1. Já mais do que na hora, um numismata pátrio araucariano, cria um blog numismático. Tal iniciativa só poderia vir de um dos maiores conhecedores do ramo no Brasil. Do Mercado Livre, hoje o maior anunciante. O que vale dizer: um dos maiores comerciantes brasileiros do ramo. O comerciante, "não é um mal necessário" como alguns dizem. É um bem necessário. Sem eles, não teríamos nada. Nem feiras, nem sociedades, nem boletins, nem blogs. Via de consequência, nem compradores.
    Parabéns Abib pela feliz iniciativa. Deus recompensa quem estuda e trabalha. Continue sempre.
    Antonio Tomaz

    ResponderExcluir
  2. Já mais do que na hora, um numismata pátrio araucariano, cria um blog numismático. Tal iniciativa só poderia vir de um dos maiores conhecedores do ramo no Brasil. Do Mercado Livre, hoje o maior anunciante. O que vale dizer: um dos maiores comerciantes brasileiros do ramo. O comerciante, "não é um mal necessário" como alguns dizem. É um bem necessário. Sem eles, não teríamos nada. Nem feiras, nem sociedades, nem boletins, nem blogs. Via de consequência, nem compradores.
    Parabéns Abib pela feliz iniciativa. Deus recompensa quem estuda e trabalha. Continue sempre.
    Antonio Tomaz

    ResponderExcluir
  3. Caro João Abib!Grande numismata,seríssimo comerciante e principalmente: meu grande amigo.Sempre soube dá tua competência como numismata e estudioso do colecionismo, mas agora você me surprendeu com essa brilhante página na Internet, demonstrando que você está bem adiante do que se podia imaginar.Continue assim, dando exemplo para nós numismatas, de como se deve agir quem realmente gosta dessa ciência.Abraços,Margraf.

    ResponderExcluir
  4. Olá, passo aqui para parabenizar pelo BLOG e convida-lo a fazer parte do collecione.blogspot.com.br um blog da loja WWW.COLLECIONE.COM .

    ResponderExcluir