17 de ago. de 2008

QUEM INICIOU A NUMISMÁTICA BRASILEIRA DE FORMA PROFISSIONAL ?

QUEM, QUANDO, E DE QUE FORMA, A NUMISMÁTICA PROFISSIONAL NO BRASIL INICIOU-SE COMO TAL?

Não há como se falar em um início da Numismática Brasileira, sem falar sobre um personagem que está vivo ainda entre nós, pelos seus ensinamentos sobre a numismática.
Este cidadão, de origem Portuguesa, nasceu em 4 de agosto de 1852, na antiga villa de Cabeceiras de Basto, Freguezia de S. Nicolau, na então Província do Minho.
Pelas pesquisas, quando tinha ainda 13 anos de idade, em 1865, veio para o Brasil, e veio morar no Rio de Janeiro. Foi trabalhar no ramo comercial de uma pequena casa de couros.
Com espírito empreendedor, muito disciplinado e determinado em vencer na vida, em poucos anos juntou economias, e aliadas ainda, ao bom crédito que desfrutava, pelo seu prestígio que então conquistara, veio a fundar uma loja do mesmo ramo que trabalhava até então, na rua S. Pedro nº 99.
Com o decorrer dos anos, já bem sucedido em seus negócios, passou a dar vida a seus desejos e caprichos, dedicando-se com esmero e alegria nas horas de lazer, que então foi sua paixão predileta, a Numismática Brasileira.
Veio a iniciar sua coleção em 1885, com 33 anos de idade, embora o momento fosse desfavorável, pois na época o colecionador ou o numismata já era considerado como um "maníaco", mesmo assim, com fé e idealismo ele não desanimou e aguardou o momento certo, para divulgar e expor suas coleções.
Pouco a pouco e com a ajuda de seus amigos, também mestres e estudiosos no assunto como ele, no caso Julius Meili e Pedro Massena, acabou tornando possível, a todos, este momento propício.
Assim, já em 1903 ele já tinha uma notável coleção de moedas, medalhas e cédulas brasileiras, além de outras coleções de autógrafos, jornais antigos, de assuntos de mineralogia e outros. Tinha também, uma modesta coleção de moedas e medalhas portuguesas.
Mas como trabalhava com artigos de Couros, resolveu inaugurar um setor dentro de sua propria loja, para a permuta e venda de artigos colecionáveis, com certeza, a primeira e a única loja numismática existente naquela época no Brasil.
Já no início de 1905, resolve liquidar sua loja de Couros e substituir seus couros, peles e pelicas, por sua nova atividade comercial, e dali por diante, passou a dedicar-se exclusivamente, a Numismática Brasileira, a ponto de que sua residência na rua Bella de São Joao 115-b, passou a ser ponto de reunião de todos os aficcionados pelo colecionismo numismático.
Assim, nasceu a "Numismática Brasileira" de forma oficial, ou melhor, de forma profissional, podemos afirmar que foi a primeira pessoa que passou a ser um Numismata Profissional, pois seus sustentos já adviam desta nova atividade comercial.
Não que outros não fizessem seu negócios numismáticos, mas os outros faziam de forma esporádica e não exclusiva e profissional como ele.
Com seu tempo exclusivo para se dedicar a Numismática e fazendo exatamente o que gostava, em pról da sua mais elevada paixão, passou a produzir apreciadíssimos trabalhos e passou a ter vastíssimas relações, conseguindo assim "contagiar" muitas pessoas cultas e de destaque social, que alguns, diga-se de passagem, tornaram-se seus discípulos e também discípulos da grande seita dos "maníacos numismáticos", e da qual, ele, era o grande sacerdote.
Desta forma, lutando contra preconceitos, conquistando novos adeptos para o colecionismo numismático e encantando a todos com seus trabalhos publicados, a Numismática Brasileira, passou a ser respeitada e assim, passou à perenidade suas idéias, e podemos afirmar que se firmou a Numismática Brasileira tal qual como é hoje, por este começo e rumo, dado por este cidadão que no auge de suas atividades comerciais, teve a coragem, a perseverança, de carrear os recursos financeiros que então conquistara e apostar suas fichas e sua inteligência em prol da Numismática, dali por diante, de uma forma profissional.
Mas não parou aí, já em 1906, foi encarregado pelo Consulado Geral de Portugal, no Rio de Janeiro, de classificar e catalogar a Colleção Numismática do espólio de Joaquim Gomes de Souza Braga, toda ela de peças Portuguesas, cujo catálogo, bem organizado e contendo 250 páginas e 232 gravuras, foi publicado nesse mesmo ano e mereceu elogiosas referencias do erudito numismatógrafo Portugues, Dr. José Leite de Vasconcellos, que o cita em seu notável livro "Da Numismática em Portugal" página 230.
Com esta prática exercida e desta forma, adquiriu vastos conhecimentos e resolveu aprofundar-se ainda mais e passou a estudar e a se dedicar somente à sua Coleção Brasileira.
As obras de seu amigo e mestre, Julius Meili, eram todas escritas em alemão, assim, resolveu escrever o seu catálogo de sua coleção em português, e foi um grande acerto esta sua iniciativa, pois desde logo passou a se avaliar as suas verdadeiras proporções e vantagens a todos os brasileiros e principalmente aos adeptos e seus discípulos que só aumentavam, dali por diante.
Em 1908, publicou sua mais importante obra, o Catálogo de sua coleção, a monumental obra "Catálogo da Collecção Numismática Brasileira", Ilustrada com as principais peças de sua coleção e de exposição clara, abrindo assim, os horizontes para todos os outros estudos e catálogos sobre numismática brasileira, inclusive os mais recentes.
Estamos em 2008, já passaram 100 anos e este catálogo ainda é um dos mais completos até hoje. Este vasto trabalho, feito sob a mais rigorosa ordem histórica e cronológica, representa o resultado de pacientíssimos trabalhos de longos anos, e não mediu esforços, no dispêndio monetário para sua realização.
Na sua organização, procedeu a um plano de elevada observação técnica, e embora seguindo a obra de Julius Meili, seu inspirador e mestre, modificou alguns preceitos anteriormente estabelecidos, fez uma ampliação, deu modernidade, ofereceu assim, novas vantagens, e procedendo assim, formou uma obra de mérito que em nada desmerece com a de seu ilustre predecessor.
A imprensa da época, teceu-lhe os mais francos elogios, por esta grandiosa obra e o Juri Superior da Exposição Nacional de 1908, veio a lhe conferir o Grande Prêmio " por ser esse trabalho o primeiro do gênero no Brasil". Também foi premiado por este mesmo Juri, com o dintiguido "Grande Prêmio" pela coleção exposta pelo autor e "extra catálogo" a qual era aumentada com mais de 320 peças metálicas. ( moedas e medalhas).
Seu Catálogo de 1908, teve 500 exemplares, todos numerados e rubricados pelo autor, em esmerada edição. Sabe-se que o catálogo de nº 001 está de posse do Museu Histórico Nacional, o de nº 002 está em minha coleção particular e os demais exemplares, nas mãos dos 498 mais afortunados numismatas nacionais e internacionais, que devem se orgulhar por esta grande conquista, o de ter um exemplar deste catálogo que foi o marco inicial da Numismática Brasileira.
Como é de se esperar, nesta altura do texto, todos os leitores já devem saber de quem estou falando, do colecionador e numismata que contribuiu com a criação da Numismática Brasileira. Refiro-me ao reconhecido numismata, AUGUSTO DE SOUZA LOBO, o primeiro numismata profissional, que abdicou-se de suas atividades de comerciante de Couros, Peles e Pellicas, para se dedicar como profissional, na Numismática Brasileira, com loja e endereço conhecido.
Souza Lobo, fez várias viagens à Europa e à América, sempre em pesquisa de raridades numismáticas brasileiras, e manteve incessante correspondência com os mais adiantados colecionadores nacionais e internacionais.
O Catálogo da Collecção Numismática Brasileira, de Augusto de Souza Lobo, Illustrada segundo o sistema do insigne Numismatographo Sr. Julius Meili. Dividida da seguinte forma: I PARTE - Carimbos e Moedas coloniais desde 1643 a 1822; II PARTE - Moedas do Império, moedas e carimbos falsos, carimbos e moedas particulares, desde 1822 a 1889; III PARTE - Moedas da República, moedas falsas, moeda fiduciária e emissões abusivas. Rio Janeiro, 1908 - Esta obra compõe-se de um grosso volume "in-folio", papel glacê, com 302 páginas de texto + 5 retratos + 118 estampas, com 2.171 cliches de moedas, barras, moedas particulares, moedas falsas, carimbos, etc.
Ainda hoje, em 2008, pela importância da obra, pela grandiosidade de informações, é o mais completo catálogo de informações históricas do gênero.
AUGUSTO DE SOUZA LOBO, nasceu em 1852 e morreu em 1922. vitimado por uma syncope cardíaca, a morte ocorreu em 30 de Junho de 1922 na cidade do Rio de Janeiro, quando ainda cheio de entusiasmo, trabalhava em uma nova obra numismática.
Texto de autoria do numismata João Gualberto Abib, Membro da SNB - Sociedade Numismática Brasileira e da SNP - Sociedade Numismática Paranaense, em texto consultado, modificado e adaptado em partes, do texto original de autoria de Carlos D'Almeida Braga, publicado em 1933 na Revista Numismatica Brasileira, sobre a vida de Souza Lobo.

6 comentários:

  1. Caro João Abib

    Visitei o blog, e fiquei impressionado com o conteúdo apresentado, de alto teor histórico e muito bem embasado na numismática.

    Parabéns pela iniciativa e pioneirimo nesse segmento em Curitiba.

    grande abraço
    Marcel Ribeiro

    ResponderExcluir
  2. Abib

    Somente por curiosidade e grande admiração, porque você não publica a sua brilhante e interessante história de numismata ?

    Quando começou, porque começou, suas aspirações, seus objetos de desejo, seus projetos para o futuro.

    Com certeza, será de grande valia para iniciantes como eu e de grande prestígio junto a experientes numismatas do Brasil.

    abraço
    Marcel Ribeiro

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo fantástico Blog. Como disse meu xará Marcel, pra nós que somos iniciantes, esta sendo super interessante conhecer esse mundo numismata. E fico muito feliz com a atenção que deu ao e-mail que enviei. Ainda estou aprendendo a nadar nesse oceano imenso do universo numismático, e graças a pessoas como você, que incentivam iniciantes, a comunidade cresce ainda mais.

    Grande abraço

    Marcel Kume - Maringá/Pr

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Cada dia que passa, fico mais contente pelo aprendizado que recebo ao ler esse blog,
    todos os dias, anseio por entrar e poder ler, na hambre de conhecimento.
    Com alguns poucos meses de inicio na numismatica, mesmo que amador, sinto-me
    prepotente para tecer alguns pequenos comentarios sobre a numismatica brasileira,
    por essa razão, nem me atrevo, porém reflito.
    Estou preparando um projeto de monografia sobre a História e Influencia do dóllar americano
    na economia mundial: como surgiu, o que enfrentou, suas aplicações e desejos no mundo
    até o presente momento.
    Espero futuramente compartilhar com os amigos, um pequeno trecho da pesquisa.

    grande abraço
    Marcel Ribeiro
    CURITIBA-PR
    marcelribeirosilva@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Prezado Sr. João! Trabalho na Biblioteca da Câmara dos Deputados na Seção de Coleções Especiais -Obras Raras e agradeço muitíssimo pela citação na biografia do tbm numismata Lobo a fonte da qual tirastes as informações, das quais eu tbm vou citar. Estou fazendo a análise da obra "Catalogo" e me deparei com a escasses de obras sobre a biografia do autor. Seu blog me ajudou e muito. GRATÍSSIMA.

    ResponderExcluir